História do Círculo Militar

80 anos de Tradição!

“Tudo era ainda muito precário, até que o clube ganhou a sede própria em 1941 no local onde ficava a Sociedade Paranaense de Hipismo. Aí sim ficou uma beleza. Eram bailes e festas que não acabavam mais, além do hipismo e o tênis, que continuavam muito fortes”.

General Italo Conti, sócio-fundador.


Como o Círculo começou...

O Clube Círculo Militar do Paraná foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1939, após uma histórica Assembleia Geral Extraordinária, em que a o Círculo Militar do Paraná fundiu-se com a Sociedade Paranaense de Tênis e Hipismo – na época presidida pelo Presidente General Raimundo Sampaio que, simultaneamente, comandava as duas agremiações -, contando com a participação de 48 associados de ambos os clubes.
Na Assembleia já foram definidos quem seriam os diretores do novo CMP, ou seja, a diretoria transitória. E se definiu:
• Presidente: General Raimundo Sampaio;
• Vice-Presidente: Tenente Coronel Dimas Menezes;
• 1º Secretário: Capitão Christóvão C. Faustino da Silva;
• 2º Secretário: Luiz Mário Ascenção;
• Tesoureiro: 1º Tenente Targino Antunes de Oliveira.
A primeira sede do Círculo estava localizada na Rua Monsenhor Celso, 261, próxima à Praça Carlos Gomes. Lá era sede social do CMP, além de funcionar a tesouraria do clube.
No dia 4 de abril de 1939, a área da atual sede social do CMP foi cedida, pela prefeitura, ao Círculo, pois, até aquele momento, o local pertencia ao Passeio Público e era utilizado pela Sociedade Paranaense de Tênis e Hipismo.
O projeto para a construção do prédio, que hoje é considerado de preservação histórica pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Paraná, foi aprovado no dia 4 de abril de 1940, um ano após a sede social ser cedida ao clube, pelo então prefeito de Curitiba, Dr. Rosaldo Gomes Mello Leitão.
Na década de 40, o Círculo Militar do Paraná era um dos pontos mais badalados de Curitiba. As festas mais comentadas da Sociedade Curitibana aconteciam no clube. O Baile de sete de Setembro era o mais aguardado do ano, pois as maiores autoridades se reuniam no local, como o governador e os militares.
No esporte, o clube já conquistou diversos títulos internacionais e nacionais, em variadas categorias. Vários atletas que participaram das categorias de base do Círculo conseguiram posição de destaque em suas modalidades.